quarta-feira, 1 de abril de 2009

XVI - CONCURSO NACIONAL DE POESIAS - २००९-PRÊMIO: FREI JOÃO DE SANTA ÂNGELA ALAGOAS




Essa foto foi tirada pelo fotógrafo que preparou um álbum sobre o Estado do Maranhão, para o Papa João paulo II , quando esteve lá em visita.É foto e um respiradouro em ferro barido, de casario antigo-que sobejamente ainda existe na ilha de S.Luiz.


O Embaixador Universal da Paz e Divulgador Cultural ,Darlan Alberto Tupinambá Araújo Padilha(foto)
nos envia o regulamento de mais um concurso(ele próprio, selecionado e premiadíssimo em vários desses certames, nacional e internacionalmente):




XVI - CONCURSO NACIONAL DE POESIAS - 2009


Darlan Alberto Tupinambá Araújo Padilha





XVI - CONCURSO NACIONAL DE POESIAS - 2009

PRÊMIO: FREI JOÃO DE SANTA ÂNGELA ALAGOAS

Em 1994, o poeta Ari Lins Pedrosa instituiu, através do Folheto - Notas Literárias, um Concurso de Poesias, em nível nacional, com o objetivo de divulgar, a cada ano, o nome e a obra de um(a) poeta(isa) alagoano(a).
Já foram homenageados: Jorge Cooper (1994), Sidney Wanderley (1995), Jorge de Lima (1996), Marcos de Farias Costa (1997), Carlos Moliterno (1998), Diógenes Tenório (1999), Arriete Vilela (2000), Guimarães Passos (2001), Anilda Leão (2002), Poetas Alagoanos (2003), Ambrósio Queiroz (2004), Marcos Tenório Lins (2005), Lêdo Ivo (2006), Alba Granja Medeiros (2007) e Isvânia Marques da Silva (2008).
Este ano, a homenagem é para o poeta Frei João de Santa Ângela Alagoas, poeta, escritor e orador sacro, foi o percursos da literatura alagoana. Numa época em que nem a imprensa havia chegado ao Brasil, ele publica em Lisboa/Portugal, no ano de 1754, o primeiro livro escrito por alagoano. É natural da antiga Vila de Santa Maria Madalena das Alagoas do Sul (hoje, Marechal Deodoro-AL). Ordenou-se na religião com apenas 16 anos de idade, professando no Convento de Sanro Antônio da Vila de Iguaraçú em 1725.
Concluiu os estudos no Convento de Olinda, onde se tornaria depois Mestre de Vésperas de Teologia. Fez versos em português e latim, aprofundando-se na leitura de importantes clássicos desse idioma. Escreveu também poesia e prosa religiosa. A talentosa capacidade oratória fez dele um grande líder sacro, capaz de atrair numerosos fiéis ao caminho da panitência. Morreu no convento da Ipojuca, vítima de erisipela, em 1756.
Obras: Quatro conclusões, umas de Lógica, Física e Matafísica e três de Teologia, as primeiras de Encarnação, as segundas de Beatitude e as últimas de Graça Santificante (1754).Oração Panegírico fúnebre na morte do fidelíssimo e augustíssimo D. João V (1755) e seis epigramas latinos e uma décima de vários conceitos sobre a morte do mesmo monarca, e seus eleogios.
Texto extraído do livro: "Literatura em Alagoas" - Simone Cavalcante.

I Do Prêmio
Art. 1 - O Folheto Notas Literárias premiará os vencedores do XVI Concurso Nacional de Poesias - Prêmio Frei João de Santa Ângela Alagoas. Na seguinte ordem de classificação:
1° LUGAR: R$:400,00(quatrocentos reais), diploma, Troféu: "Frei João de Santa Ângela Alagoas", um livro de um poeta alagoano e um cd de compositor alagoano.
2° LUGAR: Diploma, Troféu "Frei João de Santa Ângela Alagoas", um livro de um poeta alagoano e um cd de compositor alagoano.
3° LUGAR: Diploma e Troféu "Frei João de Santa Ângela Alagoas".
Parágrafo único: serão atribuídos, a crítica da Comissão Julgadora, até seis medalhas: "Frei João de Santa Ângela Alagoas - Menções Honrosas.

II Do Tema
Art. 2 - Os temas abordados serão de livre escolha dos poetas.
Parágrafo único: só serão considerados os poemas rigorosamente inéditos.

III Da Inscrição
Art. 3 - A inscrição será efetuada com o recebimento de três poemas, na aceitação, pelo concorrente, das disposições regulaemntares. Inscrição: 01 de janeiro de 2009 até 30 de agosto de 2009.
Parágrafo único:Será cobrado uma taxa de inscrição no valor de R$: 6,00 (seis reais). A ser paga na Caixa Econômica Federal - CEF, AGÊNCIA: 4061, OPERAÇÃO:001 (Conta Corrente), Conta:4150-7 - Títular: Ari Lins Pedrosa (Coordenador do Concurso). Enviar o comprovante de deposito (xerox) ou através de cheque nominal em favor do coordenador.
Esta taxa, é cobrada para cobrir despesas do envio de carta confirmando a inscrição, o envio do resultado do concurso e a entrega dos prêmios pelo correio.

IV Da Apresentação
Art.4 - Os poemas:
a) Serão três poemas;
b) Terão no máximo duas laudas (folhas);
c) Serão datilografadas ou digitados, em espaço duplo, em papel tamano ofício e em uma só face; e
d) Os poemas deverão ser apresentados em duas vias.

Art. 5 - O poeta assinará os poemas sob pseudônimo.

Art. 6 - Para efeito de identificação, o autor deverá anexar um envelope opaco, lacrado, sobrescrito com o título do poema e pseudônimo; o envelope deve conter: nome completo do autor, endereço, telefone, número da carteira de identidade, número e banco da conta corrente (para deposito do prêmio lugar) e um pequeno currículo.

Art. 7 - Os poemas e o envelope de identificação deverão ser entregues pelo correio, para o Folheto Notas Lietrárias, A/C de Ari Lins Pedrosa, Caixa Postal n° 339,
Maceió-AL E CEP: 57.020-370, até o último dia da data de inscrição, revalecendo, neste caso, a data co carimbo postal de origem. Fones(s) para contato: Cel 88594216.

V Da Comissão Julgadora
Art. 8 - O Editor do Folheto "Notas Literárias" e coordenador do concurso, designará uma comissão julgadora (local ou nacional).
Art. 9 - A Comissão Julgadora terá liberdade para emitir seu parecer, podendo:
a) Acatar os poemas merecedores dos prêmios e até seis menção horosas, e opiniar pela não concessão dos prêmios, bem como de menção honrosas.
Parágrafo único: A decisão da Comissão Julgadora é irrecorrível.

VI Da Disposições Gerais
Art.10 - Só serão divulgados os nomes dos contemplados com os prêmios e as menções honrosas.
Art.11 - Os poemas que não se enqyadrarem neste regulamento serão desclassificados e devolvidos junto com a taxa de inscrição.
Art.12 - Os oroginais não serão devolvidos e logo após o resultado do cincurso, serão incinerados.
Art.13 - O resultado será no dia 19 de novembro de 2009, divulgado em órgão de comunicação e através de carta, para todos.

Maceió, 01 de janeiro de 2009

Ari Lins Pedrosa
(Coordenador do Concurso)





-- Darlan Tupinambá, Dymythrius, é também ecologista assumido, seus e-mails trazem esse importante recado:


"Este e-mail é amigo do ambiente, pondere antes de o imprimir "

+ Política de envio de e-mails:
Envio e-mails somente para pessoas que fazem parte de meus contatos. Caso você deseje cancelar o recebimento destes e-mails, envie-me outro e-mail: assunto “Exclua-me”.

D i m y t h r y u s
Embaixador Universal da Paz (Cercle de Les Ambassadeurs Univ.de La Paix-Genebra, Suiça)


Visite o site:

http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia_inicio.php

http://www.gargantadaserpente.com/toca/poetas/dimythryus.php

http://www.meiotom.art.br/darlanpo.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário