sábado, 11 de abril de 2009

Terças Poéticas, Milton César Pontes, Affonso Romano de Sant'Anna e "todosnosotros"








Terças Poéticas, Milton César Pontes, Affonso Romano de Sant'Anna e "todosnosotros"

Imagens

Milton Cesar Pontes, apresentando-se no "Poesia na Praça Sete", projeto desenvolvido pelo casal de poetas Rogéio Salgado e Virgilene Araújo, aqui na capital mineira.

Brenda Mars, que foi a curadora da expo Primavera Ambivalente (Np Restaurante Cozinha de Minas-belo Horizonte-MG), com Iara Abreu e outra integrante da Banda Caution, onde é baterista.

Wilmar Silva-ainda caracterizado pela leitura que fez de meu poema Trinta Amos Sem Wlado, em meu recital, após Iara Abreu, na Biblioteca Municipal, durante a mostra Aspectos urbanos, da artista cita ,com os poetas Antonio Dayrell,e a haikaista e editora de Mulheres Emergentes, jornal mural,Tânia Diniz.

Eu exponho a camiseta do Instituto Imersão Latina.

Milton Cesar Pontes

Convite

Na próxima Terça 14 de abril, os Jardins Internos do Palácio das Artes, abre espaço para mais uma Terças Poéticas.

Terças Poéticas é um ação que já alçou trasnpor as fronteiras de Minas e mesmo do páís.O apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais , que conta com a em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e também do Suplemento Literário , tem parceria cultural da Rádio Inconfidência e da Rede Minas-uma receita de sucesso.Wilmar Silva, o curador, ukltimamente viaja para levar a outras cidades mineiras, edições locias dessa festa literária.

O horário é interessante:quem já está no centro, evita o trâncito e em evez de voltar para casa, vai lá assitir o recado dos bardos e relembrar os poetas em outra dimensão.

Um verdadeiro "point d'esprit", onde se vê desde estudantes e professores de Letras, a jornalistas, apreciadores da poesia, curiosos vários.As pessoas já marcam encontros e reuniões antes e depois das Terças Poéticas, às terças feiras. lembro-me de Belém :antres ou depois das chivas, perguntava-se.As reuniões DO INSTITUTO IMERSÃO LATINA-IMEL-muitas vezes, aconteceu ali, em chamada de sua Presidenta, a jornalista Brenda Marques Pena (*).No dia 07, Severino Iabá ia encontrar-se conosco para falarmos do Boi Rosado(**)-um folguedo em homenagem a Guimarães Rosa;avistei e falei com sua parceira de organizaçãp, Eliane Velozo, mas depois, dado o grande número de amigos presentes, de repente, perdi-a no espaço-tempo daquela noite.E certamente o Iabá não pode ir , ou talvez eu , por não ter comparecido no dia 31 de março deixei escapar alguma amarração.

Miltom César Pontes escreve bem

".


Curiosamente, ontem o release da apresentação de Milton , foi-nos enviado por Rosa Maria Albuquerque, de Recife, numa mostra de que os poetas mineiros andam circulando através de seus poemas e mesmo em pessoa- antes, mais reservados entre suas queridas montanhas, viajavam menos ;


Na passada, as terças poéticas ficaram palpitantes de apreciadores do poeta mineiro Affonso Romano de Sant'Anna, considerado por Wilson Martins, em fortuna crítica,(...)"o grande poeta brasileiro que obscuramente esperávamos para a sucessão de Carlos Drummond de Andrade", assinala .Em que pese o elogio ao valor de Affonso Romano de Sant'Anna,cito essas palavras, que a L&PMPocket colocou na contracapa de "Poesia Reunida 1965-1999", mas considero que Affonso tem uma estilística mais ampla de vivências, viagens e verbo.Posso dizê-lo com ternura, pois amo Drummond, sobre quem fiz muitas palestras, li muito,etc.Para mim , ambos são imensos Poetas.Affonso não substitui um espaço deixado por Drummond e muito menos deixaria de ter esse espaço de conquista que seus versos militaram de per si, palmo a palmo, verso a veros, eu que acompnahei ambos desde os Anos 60 .São ambos únicos e inimitáveis, porque sua Poesia demonstra , com espontaneidade,a vida interior e o olhar que sua filosofia ajudou a traduzir sobre todas as coisas e pessoas de seu entorno.

Nesta, terça feira dia 14,Wilar Silva , curador do evento,receberá Milton Pontes e,como de hábito, o poeta que se apresenta, ,homenageia outro.Na grande maioria das verzes, os que já partiram deste planeta.Eu, por exemplo, homenageei Lindolf Bell, poeta catarinense da catequese Poética e, na apresentação de Neuza Ladeira,falei a respeito de Yeda Schmaltz, dama da Poesia erótica feminina goiana.Affonso lembrou um tríduo de moneiros destacados no cenário nacional: Bueno de Rivera, Emílio Moura e Henriqueta Lisboa.Os homenageados, mas lembrou outros, entre os quais Fernando Sabino, João Alphonsus , e irmão de Alphonsus de Guimaraens Filho filho de Alphonsus de Guimaraens, que foi Juiz em mariana, mas poiesis, extrapolou as fronteiras mineiras.

A sobrinha de Bueno de Rivera, de Santo Antonio do Monte, veio prestigiar o momento e estava com a poeta Bilá bernardes,agora CÔnsul em MG de Poetas del Mundo...

Milton Pontes tecerá sua homenagem a Vasco Cabral.
"O poeta Milton César Pontes nasceu em 28 de março de 1968 no Vale do Ribeira, município de Apiaí, interior de São Paulo. Reside em Belo Horizonte sua cidade do coração e já fez produção literária no Centro de Referência do Professor, da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais em Belo Horizonte. Tem publicados 13 livros. Gravou também um CD de poesia falada "Imagens da Mente", e recentemente fez publicações na revista "Apeadeiro", publicada em Portugal, e no "Suplemento Literário de Minas Gerais".
Participou da antologia "O Achamento de Portugal", Anome Livros, organizado por Wilmar Silva. Teve poemas selecionados para a coleção de livros didáticos da editora Casa Publicadora Brasileira, em São Paulo. Participou do "Poesia Voa", Circo Voador, Rio de Janeiro, 2006. Projeto recente lançará o seu mais novo livro de poesia "O Som da voz do Gato"(***), publicado pela Anome Livros."

Milton, de quem tenho livros que Marco Llobus e eu lhe compramos à entrada do café Khalua, é paciente tecelão de palavras e ditames de seu interno;Entretece significados e significantes com segurança e originalidade.Gosto disso.

(*) Brenda Marques Pena , fotógrafa e poeta del Mundo, Cônsul em Belo Horioznte,da entidade cita, é a baterista Brenda Mars, performadora e poeta.O blog do IMEL, muito bem feito por ela, tem esse endereço:http://imersaolatina.blogspot.com

Publicaremos juntas, Almas Desnudas e também ilustrarei e terei poemas em Kfé, encampado pelo Café Khalua, tradicional redutos de intelectuais e afins na capital mineira.

(**)




(***)A ilustradora é a estimada e talentosa artista plástica Iara Abreu-uma expert em gatos estilizados, desenhados a partir de laboratório que ela fazia dentro do Parque Municipal Américo Renê Gianetti.

No momento, a artista, também poeta visual e que integrará o livro-álbum POETISAS (projeto que Marco llobus e eu estamos desenvolvendo) faz mais uma exposição onde, além de suas telas e escultiras e painel no tema Aspectos urbanos, ilustra poemas de um bom número de autores.Os poemas e grafismos, reduzidos, são disponibilizados aos presentes, que podem levar apenas os que lhe interessam ou um livro completo.Iara pretende chegar a mil poetas-e cada vez mais, é procurada para inclusão de autores em seu trabalho.
Tenho meu poema Chuvarada, incluso na coletânea.

Também fez, nas terças Poéticas, um labortatório pessoal, de ricas interpretações sobre os poetas e seus poemas.

talentosa e empática criatura, iara abrei.

Colevane Pessoa de Araújo lopes

Diretora reguonaol do inBrasCi em Belo Horizonte, MG-Brasil

Vice Presidentedo IMEL
Pesquisadora do MUNAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário