sexta-feira, 24 de abril de 2009

Cores Escondidas - A ilusão das máscaras



Menção Honrosa em


O premiadíssimo Dimytryus-Darlan Tupinambá- nos envia o resultado de um concurso na França, onde obteve uma menção honrosa.
Feliz por ele, jovem e talentoso amigo, Embaixador Universal da Paz, escrevi um poema.


Destin/AÇÃO

Nasceu e começar a ver estrelas em todos os lugares.
Colecionava-as secretamente.
Descreveu-as em forma de POIESIS.
Alargou mapas estelares
e bebeu taças da luz
das que mortas pareciam.
Novo, percebeu o segredo dos segredos,
daquilo não aparece
e bordou versos nas entrelinhas.
Explicitamente, porém , é uma explosão de Verbo.

Agora, todos brincam de contar estrelas no céu de sua alma.

Clevane Pessoa, para Darlan Tupinambá, Dimythryus




Cores Escondidas

Quando eu era criança
Meu corpo buscava a perfeição do mundo
As cores maternas
A ilusão das máscaras...
Naquele tempo elas não existiam.

Quando eu era criança
Desarticuladas palavras me alegravam
O mundo, as flores, amarelinhas
Tudo era tão puro, límpida poesia...
Naquele tempo tudo era imaculado.

Quando eu era criança
Pensava como criança
Sorria como criança
Sonhava como criança...
Naquele tempo existiam sonhos.

Daí então eu virei adulto
Meu corpo atrofiou-se diante do mundo
As cores tornaram-se cinza
As máscaras enraizaram-se.
Era o meu próprio infanticídio.

Quando eu virei adulto
Busquei a solidão das palavras
O silêncio, o micro, a calculadora
Tudo resumido em máculas...
Era o fim da poesia.

Quando me vi adulto
Não pensava, sentia dor de cabeça
Meu sorriso era amarelo e sem luz
Meus sonhos eram amanhã...
O amanhã das cores que escondia.


Darlan Alberto Tupinambá Arapujo Padilha/Dimytryus

--------------------------------------------------------------------------------


"Assunto:

Cores Escondidas

Quando eu era criança
Meu corpo buscava a perfeição do mundo
As cores maternas
A ilusão das máscaras...
Naquele tempo elas não existiam.

Quando eu era criança
Desarticuladas palavras me alegravam
O mundo, as flores, amarelinhas
Tudo era tão puro, límpida poesia...
Naquele tempo tudo era imaculado.

Quando eu era criança
Pensava como criança
Sorria como criança
Sonhava como criança...
Naquele tempo existiam sonhos.

Daí então eu virei adulto
Meu corpo atrofiou-se diante do mundo
As cores tornaram-se cinza
As máscaras enraizaram-se.
Era o meu próprio infanticídio.

Quando eu virei adulto
Busquei a solidão das palavras
O silêncio, o micro, a calculadora
Tudo resumido em máculas...
Era o fim da poesia.

Quando me vi adulto
Não pensava, sentia dor de cabeça
Meu sorriso era amarelo e sem luz
Meus sonhos eram amanhã...
O amanhã das cores que escondia.


Darlan Alberto Tupinambá Arapujo Padilha/Dimytryus



Apresento aos amigos o resultado de mais uma conquista agora Na França - Nevers





Remise des prix le 23 mai 2009 à Varennes-Vauzelles dans la Nièvre







Prix du recueil :



1er : Liliane Roland – 06 Le Cannet

2ème : Jamel Ghanouchi – Marsa (Tunisie)

3ème : Pascal Lecordier – 69 Ecully



Prix Jean-Jacques Bloch : "Le Nombre d’Or"



1er : Daniel Gos-Circant – 16 Nanclars

2ème : Anne Buchholzer – 17 St-Xandre

3ème : Mary G. Tardrew – 93 Noisy le Sec



Prix du Conseil Général :



1er : Maeva Rinkel – 44 Rézé

2ème : Aline Le Moignie – 95 Cergy

3ème : Solène Dargaud – 78 Voisin le Bretonneux

Diplôme d’Honneur : Laura Fedida – 89 Sens

Prix du jury : Thibaud Langlet – 95 Beaumont sur Oise



Prix des Ecoles :



1er : Pauline de Vergnette – 92 Meudon

2ème : Alice Casaburo – 30 Nîmes

3ème : Célena Azouaoui – Tizi Ouzou (Algérie)



Prix de la Fédération des Œuvres Laïques : Poésie libre



1er : François Forns – 31 Toulouse

2ème : Marcelle Betbeder – 18 Bourges

3ème : Claude Cudel – 83 LA Seyne sur Mer

Diplôme d’Honneur : Jacqueline Farineau – 17 La Rochelle

Prix du jury ex aequo : Géraldine Sivade – Zurich – Suisse

Prix du jury ex aequo : Nicole Monin – 84 Isle sur Sorgue



Prix de l’actualité : Poésie, conte, nouvelle



1er : Sylvain Bedouet – 53 Laval

2ème : Danielle Morello– 11 Bellegarde du Razes

3ème : Isidore Jacubomiez – 75 Paris

Diplôme d’Honneur : Jacqueline Beauchêne – 44 La Chapelle sur Erdre

Prix du jury : Yvette Riols de Fanclare – 13 Lambesc



Prix Varennes-Vauzelles : Poésie classique



1er : Michèle Griscelli – 31 St-Jean

2ème : Mireille Vilbonnet – 31 Castelginest

3ème : Stéphane Meireles – 73 Chambéry

Diplôme d’Honneur : Daniel Gros-Circant – 16 Nanclars

Prix du jury : Maria Torrelli – 41 Bracieux



Prix de l’humour : Toutes techniques



1er : Marcelle Betbeder – 18 Bourges

2ème : Jacqueline Farineau – 17 La Rochelle

3ème : Béatrice Dassonville – 33 Le Bouscat

Diplôme d’Honneur : Jean Gouthière – 94 St-Maur des Fossés

Prix du jury : Mireille Vilbonnet – 31 Castelginest



Prix du libraire : Nouvelles



1er : Béatrice Dassonville – 33 Le Bouscat

2ème : Philippe Poirey – 88 Golbey

3ème : Cécile Debon – 49 Ambillou-Château

3ème ex aequo: Odile Schreyeck – 78 Archères

Diplôme d’Honneur : Lucien Cordina - 13 Marseille



Prix du rêve : conte



1er : Marcelle Betbeder – 18 Bourges

2ème : Maryse Van de Walle – 01 St-Jean de Gonville

3ème : Chantal Blanc – 13 Allauch

Diplôme d’Honneur : Hélène Bottasso – 83 La Seyne sur Mer

Prix du Jury : Catherine Chartier – 29 Loc-Eguiners St-Thegonnec



Prix Regards :



1er ex aequo: Marcelle Betbeder – 18 Bourges

1er ex aequo: Danielle Morello– 11 Bellegarde du Razes

2ème : Maria Torrelli – 41 Bracieux

3ème ex aequo : Mary G. Tardrew – 93 Noisy le Sec

3ème ex aequo : Claude Cudel – 83 LA Seyne sur Mer

Diplôme d’Honneur : Françoise Bidos – 85 Fougère



Prix de la Francophonie :



1er : Jean Gualbert – Audergheim (Belgique)

2ème : Josette Lambreth – Hérinnes (Belgique)

3ème : Jamel Ghanouchi – Marsa (Tunisie)

Diplôme d’honneur : Araujo Padilha Darlan Alberto Tupinamba – Sao Paulo (Brésil)



Encre Verte : poésie néo-classique



1er : Marcelle Betbeder – 18 Bourges

2ème : Jacqueline Farineau – 17 La Rochelle

3ème : Lucien Cordina - 13 Marseille

Diplôme d'Honneur : Isabelle Legris Tozzi – 70 Luze

Prix du jury ex aequo : Monique Guibert – 85 St Vincent sur Jard

Prix du jury ex aequo : Chantal Vinardy – 89 Ste Colombe sur Loing



Prix Liberté :



1er : Liliane Codant – 41 Salbris

2ème : Josette Lambreth – Hérinnes (Belgique)

3ème : Mary G. Tardrew – 93 Noisy le Sec

Diplôme d’Honneur : Marie-France Moriaux – 69 Décines



Prix du poème court :



1er : Mireille Balmes – 81 Damiatte

2ème : Mavia Torrelli – 41 Bracieux

3ème : Marcelle Betbeder – 18 Bourges

Diplôme d’Honneur : Claire de Llobet – 12 Villefranche de Rouergue

Prix du jury : Pierre-Alain Hauseux – 92 Bourg la Reine





--
Este e-mail é amigo do ambiente, pondere antes de o imprimir

Política de envio de e-mails:
Envio e-mails somente para pessoas que fazem parte de meus contatos. Caso você deseje cancelar o recebimento destes e-mails, envie-me outro e-mail: assunto “Exclua-me”.

D i m y t h r y u s
Embaixador Universal da Paz (Cercle de Les Ambassadeurs Univ.de La Paix-Genebra, Suiça)


Visite o site:

http://www.blocosonline.com.br/literatura/poesia_inicio.php

http://www.gargantadaserpente.com/toca/poetas/dimythryus.php

http://www.meiotom.art.br/darlanpo.htm

_________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário