terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

A Árvore das Palavras





Adorei essse blog ,
http://www.bibliotecaxcompanhia.blogspot.com/.

O professor Américo Morgado esteve na biblioteca da EB1 nº 2, para falar de poesia.
E utilizou um esquema de árvore de palavras encantador.


Aconteceu nas EB1 da Cova da Piedade...


"A Árvore das Palavras" é um projecto que está a ser desenvolvido nas EB1 n.º1 e n.º2 da Cova da Piedade, inspirado numa exposição que esteve patente na casa Fernando Pessoa, em Lisboa.

A partir das suas opiniões sobre a escrita, os alunos dos 3.º e 4.º anos plantaram, na biblioteca escolar, uma "árvore de palavras", da qual já nasceu o primeiro rebento...

Prometemos fotografar e divulgar as várias fases de crescimento desta árvore... em ambas as escolas...

Lembrei-me de que no Congresso da Associação Humanitária Esperança sem Fronteiras (LEspoir Sen Frontiers"),diligentemente organizado pela ; Dra. Sylvia Maria Von Atzingen Venturoli Auad, fiz uma oficina, onde crianças e adolescentes deveriam apo, aos galhos, o nome de seus familiares.
E os institucionalizados,que haviam vindo do estado do Riuo, quedaram-se constrangidos, porque o conceito de família, não lhes era muito vivido ou claro.Alguns,de imediato,começaram a escrever o nome das funcionárias.
Já as crianças advindas de lares e famílias -mesmo as que tinham apenas mães, ou madrastas, ou avós cuidando delas, de imediato, encheram de nomes os galhos.

Nessa ocasião, eu era psicóloga, do ex-Inamps , à época trabalhando no Hospital Júlia Kubsticheck, que fazia parte Rede da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG), que foi parceiro nesse evento internacional, organizado pela advogada Dra.Sylvia Maria Von Atzingen Venturoli Auad .Disponibilizei funcionários e psicólogos do SAICA , Serviço de atenção Integral à criança e ao Adolescente , vinculado à seção de adolescência do Ministério da saúde-e que a comunidade conhecia simplemente por "Casa da criança e do Adolescente", todos fomos secretários de mesa nos temas desenvolvidos, participamos das reuniões de organização...Foi um sucesso-africanos, suiços, gente de toda parte...

Essa Árvore de Palavras de Portugal, reporta-me à arvore da família, à árvore da PAz(que realizei no centro Cultural S.Bernardo, em Belo Horizonte,à árvore de poesia, onde o poeta Diovvani mendonça coloca poemas dentro de garrafas...

A simbologia da árvore mexe com nossos atavismos, desde a árvore Sephirot aos dias de hoje...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes



Visitem e ficarão encantados com as idéias postas em prática:

http://www.bibliotecaxcompanhia.blogspot.com/


Divulgação:
Clevane Pessoa de araújo Lopes

Pesquisadora do MUNAP(Museu nacional da Poesia-Brasil)

Diretora Regional do Instituto de Culturas Internacionais(InBrasCI), em Belo Horizonte, MG

Poeta Honoris causa , para oito países lusófonos, pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.

Embaixadora Universal da Paz(Cercle de Les Ambassadeurs Univ.de La paix-Genebra, suiça/Orange, França)Academica da AFEMIL-Cadeira Cecília Meirelles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário